Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo
Blog Article
Essa IST é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais frequentes em nível mundial, comprometendo inúmeras pessoas a cada ano. Originada pela micro-organismo Neisseria gonorrhoeae, essa doença pode atingir tanto homens quanto mulheres, e, se ignorada, pode desencadear danos à saúde. Neste conteúdo, abordaremos os principais sintomas, modos de disseminação, identificação da doença e maneiras de combate da gonorreia.
O que é a Gonorreia?
Essa IST é uma patologia infecciosa que compromete especialmente as membranas do trato reprodutivo, incluindo uretra, região cervical, ânus e garganta. Apesar de que tenha tratamento acessível, a falta de diagnóstico precoce pode levar a problemas de saúde significativos.
Como Identificar a Gonorreia
Os sinais da infecção podem ser diferentes entre homens e mulheres, e, em determinadas situações, a pessoa pode não notar sinais. Quando presentes, os sintomas mais comuns podem ser:
Em Homens:
Corrimento purulento na uretra
Sensação de queimação ao urinar
Dor ou inchaço nos testículos
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:
Secreção anormal na vagina
Ardência ao urinar
Perda de sangue inesperada
Desconforto na relação sexual
Desconforto na região pélvica
Complicações Possíveis:
A doença pode atingir a cavidade oral, causando dor e inflamação, além de atingir os olhos e a região retal, causando irritação, secreção e inflamação.
Modos de Contágio da Gonorreia
A principal forma de transmissão da gonorreia ocorre por meio do contato sexual desprotegido, abrangendo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a infecção pode ser transmitida de mãe para filho, levando a infecções neonatais, como infecção ocular grave.
Como Identificar a Gonorreia?
O diagnóstico da gonorreia é realizado por meio consulte mais informação de testes clínicos, tais como:
Identificação da bactéria na urina: confirma se há contaminação na urina.
Análise de material infectado: realização de cultura bacteriana a partir de amostras biológicas.
Teste molecular: técnica altamente sensível para confirmação da doença.
Tratamento e Prevenção da Gonorreia
A gonorreia é tratável com antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, devido à crescente resistência bacteriana a determinados medicamentos, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para garantir a eliminação da bactéria.